Reabilitação Oral

Reabilitação Oral é a especialidade que tem por objetivo, estudar, diagnosticar, planejar e tratar problemas funcionais e estéticos da cavidade oral, além de reger diversas especialidades dentro de um mesmo tratamento, a fim de reabilitar, estética e funcionalmente, a boca de um indivíduo.

As áreas de competência do especialista em Reabilitação Oral incluem:
• Diagnóstico de distúrbios dentais, oclusais e disfunções da articulação temporomandibular;
• Conhecimento de diversas especialidades da odontologia para possibilitar o planejamento do caso e a indicação de determinados tratamentos, baseado em princípios de cirurgia, ortodontia, implantodontia, endodontia, periodontia e dentística;

• Planejamento criterioso, sempre focado em conforto muscular e equilíbrio oclusal;
• Conhecer profundamente oclusão e prótese dental;
• Confeccionar próteses provisórias, guias cirúrgicos para implantodontia, e próteses definitivas, sobre implantes ou sobre dentes, confeccionadas em porcelana, resina ou diferentes ligas metálicas, sempre fiéis ao planejamento realizado

 

Reabilitação Oral na Prática

Pela complexidade deste tipo de tratamento, que sempre deverá abranger as necessidades e anseios do paciente, a etapa mais importante é o planejamento, que envolve a aplicação do conhecimento científico à prática clínica, devendo ser realizado de forma sistemática para se evitar erros. Este planejamento envolve a promoção de saúde do indivíduo e a previsibilidade e longevidade de todas as restaurações e próteses realizadas.

Para isso, deve-se ocorrer uma visão previa do resultado desejado, que, com a aprovação do paciente e do profissional, obtêm-se uma base para uma sequência clínica lógica, que deverá ser seguida durante a execução do planejamento.

O planejamento deverá basear-se inicialmente na anamnese e nas análises clínicas (e fotográficas), radiográficas e de modelos de estudo corretamente articulados. Após a colheita de todos estes dados, serão feitas as considerações oclusais (mordida), estéticas, cirúrgicas, periodontais (gengiva), endodônticas (canal), ortodônticas, de implantodontia, e finalmente as considerações restauradoras e protéticas. Para muitos, o tratamento estaria finalizado, porém o que muito se negligência, tanto por parte do paciente, como do profissional, é a manutenção da reabilitação oral, tão importante para o seu sucesso e longevidade.

Também é muito importante que, durante as fases de planejamento, seja levado em consideração qual foi o principal motivo de perdas dentais. O indivíduo que sofreu perdas por fraturas decorrentes de bruxismo, sempre apresentará maior risco ao sucesso da reabilitação, quando comparado à doença periodontal ou perda por cáries.

Manutenções

As consultas de manutenção devem ser realizadas frequentemente, não apenas quando são realizadas reabilitações orais complexas, mas em todos os tipos de tratamento odontológico. Nestas consultas checamos se a higienização está sendo realizada da forma correta, se há alguma alteração relevante na mordida que precisa ser ajustada, ou se existe algum tipo de infiltração por cárie nas restaurações e próteses confeccionadas, principalmente para que problemas sejam diagnosticados precocemente, e possam ser tratados da forma mais simples possível.

 

Reabilitação Funcional e Estética em Odontologia

O processo de reabilitação oral consiste em vários fatores, não somente em recuperar função e saúde, mas também reinserir o paciente esteticamente em seu convívio social.

Para que isso seja realizado, necessita-se de um planejamento inicial, tendo como consequência o encaminhamento para múltiplas especialidades. Uma vez que essas se relacionam, promovem um tratamento mais adequado e favorecem ao paciente uma melhor qualidade de vida.

Objetivos
Restabelecer a condição de saúde bucal do paciente, através da educação em saúde, com o auxílio de algumas especialidades que possam contribuir para reabilitação do paciente.

Nas primeiras consultas, além das fotografias intra e extra orais para futura comparação, também são realizados exames clínicos e complementares, tais como, anamnese, exame radiográfico, modelos de estudo, exame tomográfico. Esses exames possibilitarão o diagnóstico e o delineamento de um plano de tratamento.

Os Resultados
Após o tratamento reabilitador estético e funcional nota-se uma melhora surpreendente na autoestima da paciente, uma vez que, concluído o tratamento, transmite muita satisfação. Entretanto, o que fica mais perceptível é que consegue-se devolver a naturalidade de seu sorriso.
Um belo sorriso possibilita a construção de novas oportunidades. Neste caso, poderá colaborar, além de melhorar a autoestima e saúde bucal, na valorização da pessoa no mercado de trabalho.

 

Reabilitação Estética Oclusal com Resinas

Os pacientes estão cada vez mais conscientes de que nada é melhor, mais funcional e bonito que os próprios dentes, mesmo que isso signifique dentes restaurados.

A Reabilitação oclusal e estética assumem um papel preventivo e curativo. Reabilitar a oclusão significa acrescentar material em todos os dentes posteriores para recuperar a Dimensão Vertical de Oclusão, a mordida.

Essa medida permite que cada dente posterior receba uma reconstrução, feito com uma espessura adequada que pode resistir às forças oclusais funcionais e parafuncionais.

O lado preventivo é evitar que os dentes se abram com fraturas longitudinais, típicas em pré-molares superiores e molares.

Essas fraturas ocorrem quando a intercuspidação oclusal fica profunda e as guias de proteção pelo canino desaparecem. O início de tudo isso é uma pequena trinca invisível que progride com ou sem cárie para dor, posteriormente endodontia até a fratura.

Nos casos de perda lenta da D.V.O., ocorre extrusão do bloco ósseo.

O desenvolvimento das resinas fotopolimerizadas nos permite dizer que hoje elas são duas vezes melhores que suas antecessoras dos anos 1990.

Além das melhores propriedades, o jeito de fazer e pensar em resinas foi completamente modificado e amadurecido. Assim, com as incríveis vantagens das resinas de boa qualidade bem executadas e em adequadas DVO, os tratamentos podem durar por muitos anos.

Também, a técnica pode ser utilizada em clientes de menor idade que estão desgastando seus dentes por algum motivo como forma de prevenção e manutenção da estética.

Agendamento Simples e Fácil

Entre em contato

Entre em contato, fale com nossa atendente e tire suas dúvidas.

Agendamento

Escolha o melhor dia e horário para você, de acordo com nossa agenda.

Atendimento

Carinho, atenção e conhecimento, unidos para seu bem-estar.

Clique no botão abaixo e entre em contato agora!