A prótese dentária ou prótese odontológica, tem como objetivo promover a reabilitação oral do paciente, normalmente com o intuito de compensar os dentes perdidos, procurando deste modo devolver a estética, fonética e funcionalidade perdida.
Os dentes naturais podem ter sido perdidos devido a cárie, traumatismos ou problemas periodontais (gengiva e osso de sustentação).
Existem 3 tipos de próteses:
Próteses Fixas
São próteses que substituem um ou mais dentes perdidos, apoiando-se sobre as raízes dos dentes vizinhos, são também conhecidas pelos nomes de ponte fixa, coroas, jaquetas e pivot. Recebe o nome de “fixa” porque não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista a menos que se corte com o uso de brocas especiais. Podem ser confeccionadas com materiais estéticos (acrílico ou porcelana) ou não (metal)
Próteses removíveis
É uma prótese que substitui os dentes naturais perdidos, de maneira parcial (Prótese Parcial Removível – PPR ou ponte móvel) ou total (dentadura).
É chamada removível porque pode ser retirada pelo portador quando desejar
As próteses dentárias removíveis podem ser fabricadas nos seguintes materiais:
1. Prótese acrílica – confeccionada em resina acrílica (dentes e estrutura de suporte), biocompatível com a gengiva onde apoia e restantes tecidos orais. Poderá ter ganchos adaptados a dentes para ajudar na retenção da prótese.
Exemplos de Próteses Totais Caracterizadas:
2. Prótese Parcial Removível – na prótese dentária esquelética a estrutura de suporte é confeccionada em metal (cromo-cobalto) e dentes em acrílico.
Apoia nos dentes existentes que lhe servem de retenção.
A prótese esquelética ocupa menos volume na boca e geralmente não implica tanta impactação de alimentos relativamente à prótese acrílica, o que faz dela uma prótese mais cômoda de usar para o paciente.
3. Prótese flexível – a prótese dentária flexível também referida como semiflexível apresenta uma ligeira flexibilidade, permitindo substituir os ganchos metálicos por elementos de retenção à cor do dente ou da gengiva, aumentando assim a sua estética.
Próteses sobre implantes
É a prótese que substitui um ou mais dentes perdidos fixando-se sobre as raízes artificiais, chamadas de implantes. Elas podem ser fixas ou removíveis. A prótese dentária fixa sobre implantes ou dentadura fixa tem como objetivo restaurar, parcialmente ou na totalidade (próteses protocolo), a coroa de um ou mais dentes ou mesmo compensar a sua ausência
Para as próteses fixas, os implantes funcionarão como se fossem as raízes naturais.
Para as próteses removíveis sobre implantes (overdenture), os implantes vão oferecer maior retenção, estabilidade e estética, aumentando a sua eficácia e segurança mastigatória e permite ao paciente removê-la.