Um aparelho ortodôntico ou aparelho dentário é utilizado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes, não somente por motivos estéticos, mas também por motivos de ordem funcional ou de má oclusão.
Na odontologia a ortodontia é a especialidade relacionada com o estudo, prevenção e tratamento das alterações de posicionamento dos dentes, mas também do crescimento e desenvolvimento dos maxilares. Tal como um aparelho ortopédico, estes aparelhos podem também exercer efeitos ao nível da remodelação das estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais.
O tratamento ortodôntico é realizado através de forças exercidas nos dentes por um aparelho odontológico ou dentário que deve ser selecionado de acordo com o diagnóstico efetuado. São estas forças que vão permitir efetuar a correção ou alinhar a posição dos dentes.
Em relação à duração do tratamento, este pode ser variável dependendo do caso, variando habitualmente entre 1 a 3 anos (de 12 a 36 meses).
Efetivamente, muitas vezes, ou até na maioria das vezes, o paciente recorre ao Ortodontista com o objetivo único de melhorar a sua estética ou aparência dento-facial, aumentando assim a sua autoestima e vontade de sorrir.
Contudo, os benefícios dessa correção dentária podem ir muito para além da estética, pois pode proporcionar também melhorias ao nível da fonação (pronúncia das palavras) e da respiração, e aumentar a eficiência da mastigação (mastigar os alimentos). Para além disso permite facilitar e melhorar a higiene oral, pois dentes apinhados (“encavalados”) ou mal posicionados dificultam uma adequada higienização.
O resultado do uso de um aparelho ortodôntico ou aparelho odontológico pode também evitar ou diminuir problemas ao nível da articulação temporomandibular (articulação entre o maxilar inferior e o crânio), que podem provocar dores de cabeça mais ou menos constantes e limitações na abertura e fecho da boca, entre outros.
Tipos de aparelhos ortodônticos ou dentários:
Aparelho fixo
Os aparelhos ortodônticos ou dentários fixos, normalmente, são apenas considerados para correção nos adolescentes e adultos;
Aparelho ortodôntico fixo é fixado nos próprios dentes e é normalmente constituído por brackets que se colam nos dentes, e a eles aplicado um arco (arame) que é preso diretamente nesses brackets, ou fixado aos mesmos por
Aparelho móvel ou removível – Os aparelhos dentários móveis ou removíveis, normalmente, são apenas indicados nas crianças (aparelho ortodôntico infantil).
Dentro dos aparelhos fixos podemos encontrar, atualmente, algumas variantes:
– Aparelho fixo auto ligado
O aparelho ortodôntico auto ligado é um tipo de aparelho fixo onde o fio ou arco metálico é diretamente fixado nos brackets que terão de ser específicos para o efeito, dispensando o uso dos elásticos ou “borrachinhas”.
Em relação ao aparelho fixo convencional, o aparelho auto ligado apresenta as vantagens de ser mais confortável e mais fácil de higienizar por menor acúmulo de resíduos e segundo vários estudos permite também reduzir o tempo de tratamento por conseguir promover uma movimentação dentária mais rápida.
– Aparelhos estéticos
Um aparelho ortodôntico estético procura disfarçar ou esconder o mais possível os elementos que o compõem, de modo a torná-lo o menos perceptível possível.
O aparelho estético é especialmente destinado às pessoas que possuem preocupações de ordem estética durante o tratamento ortodôntico.
Dentro dos aparelhos estéticos existentes no mercado podemos referir os seguintes:
Aparelho transparente
No aparelho transparente uma das variáveis mais simples consiste em substituir os brackets que normalmente são metálicos, por brackets em material transparente (incolor) ou translúcido. Feitos de policarbonato (um tipo de resina plástica), não são muito resistentes à fratura e tendem a descolar com mais facilidade que os demais.
O uso do aparelho ortodôntico transparente é aconselhado às pessoas que preferem que esteticamente o uso de aparelho fixo se torne o mais imperceptível possível.
Aparelho de Porcelana
No aparelho ortodôntico de porcelana a substituição dos brackets faz-se por material de cerâmica ou porcelana policristalina (brancos), confundindo-se assim com a cor natural dos dentes.
A correção dos dentes através de alinhadores é um método ainda recente e pode ser considerado removível. Contudo, este aparelho difere significativamente de qualquer um dos outros atrás mencionados.
Neste caso a correção é realizada mediante uma série de moldeiras (aligners) transparentes que encaixam nos dentes fazendo neles a pressão pretendida previamente planeada por uma tecnologia avançada de imagens de computador em 3D.
Através de moldes de software é estudada o posicionamento dos dentes (posição inicial e final) e vai projetando cada moldeira intermédia que vai movimentando gradualmente os dentes desde essa posição inicial até à final. Cada aligner ou moldeira é substituída até se conseguir o resultado planeado.
A estética é um dos benefícios a referir neste tipo de aparelho, pois sendo transparente e não existindo qualquer tipo de arame, passa normalmente despercebido. Como é removível permite que seja retirado para comer e permite uma mais fácil escovação dentária comparativamente ao aparelho fixo, e ao aparelho removível convencional. Este tipo de aparelho é também mais estético e ocupa muito menos espaço na boca.
A escolha deve ser da responsabilidade do médico dentista especialista em ortodontia que com base no diagnóstico efetuado terá de concluir se o tratamento ortodôntico deve ser realizado mediante a colocação de um aparelho fixo ou de um aparelho removível.
Depois de definir isso, e no caso dos aparelhos removíveis, poderá dar ao paciente a escolha da cor da resina acrílica, de entre as disponíveis.
Já nos casos dos aparelhos fixos, e como nestes casos existem mais variantes, principalmente de ordem estética, então deverá o Ortodontista decidir junto com o paciente qual o aparelho a eleger, explicando ao mesmo as vantagens e desvantagens do uso de cada um relativamente aos cuidados, manutenção e tempo de tratamento.