Facetas De Porcelana | Lentes De Contato Dental | Facetas De Resina

As facetas dentárias são uma espécie de “capa para os dentes” feitas em porcelana (cerâmica) ou em resina composta.

As facetas estéticas possuem indicação em pacientes que procuram aumentar a sua autoestima, melhorando a sua aparência visual, pois muitas vezes por vergonha ou inibição relacionada com a sua estética dentária, acabam por evitar o próprio sorriso.

As facetas são coladas ou cimentadas de forma permanente sobre a parte frontal dos dentes (face vestibular), que são para o efeito, previamente desgastados, ainda que de forma pouco invasiva ou profunda.

Também chamadas de facetas laminadas à sua pequena espessura, aparentando uma lâmina fina, as facetas são consideradas essencialmente para corrigir fatores de ordem estética, pois regra geral a sua aplicação é efetuada com o objetivo de modificar a cor ou alterar a forma ou posição dos dentes.

 

As facetas dentárias possuem vantagens quando os defeitos estéticos a corrigir são pouco acentuados, mas já apresenta limitações ou desvantagens quando se pretende corrigir alterações mais significativas.

Nos casos em que se pretende uma alteração considerável no posicionamento dos dentes, então a ortodontia poderá ser a opção mais indicada.

As facetas dentárias também são uma solução bastante válida e indicada para efetuar o FECHAMENTO DE ESPAÇOS ENTRE OS DENTES, chamados de diastemas.

FACETAS DE PORCELANA

Esse tipo é o mais versátil para a correção de problemas na forma e cor dos dentes. Além de mais durável e resistente, o procedimento com porcelana é indicado para a reprodução de detalhes ópticos com transparências e cores que podem ser fundamentais nos tratamentos que exigem um resultado marcante.

Essa faceta é uma peça fina de porcelana utilizada para recriar a aparência original dos dentes, sendo moldada com o objetivo de acompanhar o contorno dentário. Ao mesmo tempo, ela proporciona elasticidade e força comparável à do esmalte natural.

Para a aplicação do laminado cerâmico, será necessário desgastar uma parte da superfície dos dentes, onde a lâmina de porcelana será colada.

As indicações são:

Recobrir retrações gengivais pouco extensas;
Fechar os espaços entre os dentes;
Recuperar dentes quebrados;
Corrigir dentes que ficaram escuros após o tratamento de canal;
Alterar as cores dos dentes;
Alinhar dentes levemente girados e tortos.
A maioria dos estudos demonstra que os materiais cerâmicos (facetas cerâmicas) são os mais indicados na confecção das facetas dentárias. Tal fato prende-se não só com a sua resistência, como também com a sua maior semelhança com o aspecto natural dos dentes.

As facetas de porcelana não sofrem alteração de cor pela alimentação ou uso de medicamentos, por exemplo, como ocorre com seus dentes naturais. Ainda, elas têm uma durabilidade que pode chegar a 15 anos, se forem bem colocadas e se o paciente tomar os cuidados recomendados pelo dentista que fez a aplicação.

Uma outra hipótese passa pela colocação da lente de contato dental ou “laminados ultrafinos”, que no fundo constituem uma variante da faceta, pois a diferença entre as facetas dentárias e a lente de contato dental tem, essencialmente, a ver com a espessura.

A lente de contato dental é também feita em porcelana, todavia é muito mais fina (menos espessa), a ponto de se tornar transparente, e daí o seu nome. Devido a essa transparência, não é indicada nos casos em que se pretende alterar a cor dos dentes, servindo apenas para corrigir pequenos defeitos. Ainda assim, apresenta como vantagem o fato de implicar um desgaste muito mais reduzido quando comparado às facetas convencionais, ou alguns casos, não implicar mesmo qualquer desgaste.

As facetas de resina são também uma opção a ter em conta quando se pretende um procedimento mais rápido e mais barato.

A confecção de facetas diretas em resina o desgaste dentário será bem menor ou em alguns casos desnecessário.

A faceta em resina, apesar de ser menos popular, apresenta características interessantes, as quais, em alguns casos, superam os outros tratamentos, que são vistos como mais sofisticados.

Nessa técnica, o material usado para revestir a parte estética do dente é a resina composta, um polímero esculpido diretamente sobre a superfície do dente.

Esse tipo traz um bom resultado estético para modificações que não exigem alterações marcantes no sorriso. Suas principais indicações são:

  • Correção de desgaste dentário do bruxismo em estágio inicial;
  • Harmonização do sorriso;
  • Recuperação de dentes anteriores com restaurações antigas e extensas;
  • Fechamento de espaços entre os dentes.

Além disso, a faceta dentária direta em resina é perfeita para ocasiões profissionais e sociais de última hora, como casamentos, formaturas e entrevistas de emprego.

A faceta de resina, apesar de apresentar uma estética já consideravelmente boa, fica aquém das que são feitas em porcelana ou cerâmica.

As facetas de resina são também menos resistentes em relação as porcelanas e possuem o risco desgastes e de alterar de cor com o passar do tempo, mas também têm um bom prazo de validade graças aos avanços tecnológicos das resinas compostas proporcionando resultados estéticos fantásticos. Nesse contexto, a utilização de resinas compostas denominadas de nano particuladas incorporam vantagens como: menor contração de polimerização, melhores propriedades mecânicas, comportamento óptico favorecido, melhor brilho, lisura de superfície, melhor estabilidade de cor bem como desgaste diminuído.

Quando facetas dentárias são indicadas?

Vale lembrar que a faceta dentária não é a solução para todos os problemas. Há algumas indicações e contraindicações para seu uso que devem ser discutidas com o seu dentista.

Com relação às que são feitas de resina, as indicações envolvem correções mais leves, como as de coloração ou de forma dos dentes. É o caso de diastemas, que são aqueles espaços vazios entre os incisivos centrais.

Quando há pequenos desalinhamentos na arcada dentária, as facetas também podem ser recomendadas. O material a ser usado (resina ou porcelana) depende da resistência necessária. O preço também vária bastante, já que as de porcelana são mais caras. Por isso, são indicadas, principalmente, quando há riscos de fratura.

Para saber se a faceta dentária é recomendada para o seu caso, veja quais são as suas principais indicações:

  • Fechamento de espaços vazios;
  • Substituição de restaurações amareladas e muito antigas;
  • Dentição escurecida ou manchada;
  • Trincas e fraturas;
  • Pequenas mudanças no formato e no posicionamento do dente.

Como mencionamos, as facetas de porcelana e de resina se diferenciam em alguns aspectos, que vão influenciar a decisão que você tomará junto ao seu dentista. As de porcelana são mais resistentes, têm maior durabilidade e dificilmente mudam de cor. Por outro lado, são mais caras do que as de resina que são recomendadas apenas em situações menos complexas.

A procura por um profissional de Odontologia é fundamental, e somente ele pode indicar o procedimento, para que as facetas não sejam utilizadas de forma equivocada. Por isso, não deixe de marcar uma consulta e conversar com o seu dentista sobre o tipo de faceta dentária mais recomendado para o seu caso.

Agendamento Simples e Fácil

Entre em contato

Entre em contato, fale com nossa atendente e tire suas dúvidas.

Agendamento

Escolha o melhor dia e horário para você, de acordo com nossa agenda.

Atendimento

Carinho, atenção e conhecimento, unidos para seu bem-estar.

Clique no botão abaixo e entre em contato agora!