A relação harmoniosa entre lábio, dentes e gengiva é o objetivo principal a ser alcançado nos tratamentos reabilitadores estéticos.
A presença de um sorriso gengival é um dos fatores que mais incomodam o indivíduo. A beleza do sorriso não está apenas associada à estética dos dentes, mas também ao equilíbrio deles com o contorno gengival. Por isso, em algumas situações, a cirurgia plástica gengival é recomendada, dentro do plano de procedimentos para alcançar o sorriso ideal.
Em casos de exposição gengival em excesso, a cirurgia de aumento estético de coroa vem se mostrando uma excelente opção de tratamento.
O aumento de coroa clínica com finalidade estética está indicado quando os dentes são curtos ou tem exposição excessiva de tecido gengival e quando o contorno gengival é irregular. Tendo como principal objetivo cirúrgico estabelecer relação adequada na posição da margem gengival com o lábio e aumentar a o tamanho dos dentes, proporcionando harmonia estética entre altura e largura das coras clínicas dos dentes.
O plano de tratamento adequado é definido após o diagnóstico definitivo. Sendo que geralmente é indicado ajuste cosmético posterior após a cirurgia periodontal para correção de anormalidades como: diastemas, giroversão e microdontias bem como alterações de forma e cor.
As principais etiologias envolvem:
-Hiperplasia gengival medicamentosa;
-Periodontite ou gengivite crônica;
-Erupção passiva alterada ou postergada;
-Coroas clínicas curtas;
-Dentes com formas normais que apresentem crescimento ósseo aumentado;
-Excesso vertical da maxila;
-Um lábio superior muito curto;
-Hipermobilidade labial no sorriso.
Os padrões estéticos podem estar relacionados a múltiplos fatores e tem características individuais do paciente, portanto este tema deve ser tratado com cuidado pelo cirurgião-dentista levando em consideração sempre as expectativas individuais do paciente.
Entretanto sorrisos equilibrados e em harmonia com as estruturas faciais e dentofacial são considerados mais estéticos. Portanto, as ações multidisciplinares empregadas permitem proporcionar com sucesso a reabilitação funcional e estética, elevando a autoestima e bem estar do paciente.