Clareamento Dental

Um belo sorriso é capaz de dar mais destaque a quem o exibe e quebrar o gelo, seja numa reunião de negócios ou naquele encontro especial.

Dentes amarelados e sem vida! A solução pode ser um clareamento dental.

A recomendação do cirurgião dentista de qual tipo de tratamento clareador, dependerá do grau do problema, do tempo a ser dedicado e do investimento que você está disposto a fazer.

Soluções caseiras podem danificar os dentes

Receitas são encontradas aos montes na internet: bicarbonato de sódio, pasta de morango, vinagre são alguns dos ingredientes propostos. O problema é que, além de serem pouco efetivos, porque só agem superficialmente, são contraindicados por serem abrasivos.

Tipos de clareamento

Clareamento em consultório

O clareamento é realizado no consultório, sendo aplicado e supervisionado pelo dentista em uma ou duas sessões clínicas de aproximadamente uma hora. Por ser utilizado um gel com alta concentração é necessário o uso de um afastador de língua e bochechas e de uma resina específica para a proteção dos tecidos gengivais.

Clareamento caseiro supervisionado

O paciente recebe um kit contendo moldeiras (placas) para clareamento personalizadas e seringas do gel clareador e do gel dessensibilizante.

A moldeira com o gel clareador deve permanecer diariamente em boca por um período de 1 a 2 horas diárias. A redução do tempo de uso do gel, bem como a interrupção do tratamento por um ou mais dias retarda a obtenção do clareamento desejado. A suspensão do uso está indicada apenas nos casos de elevada sensibilidade.

O período de clareamento varia de paciente para paciente e de acordo com o resultado desejado.

Consultas de avaliação são marcadas pelo dentista durante o tratamento para acompanhar a evolução do clareamento e definir o tempo total de uso do gel. Na maioria dos casos, o tempo médio de uso das moldeiras com o gel é de 2 a 4 semanas.

Em nossa Clínica de Odontologia utilizamos, na grande maioria dos casos, uma técnica de clareamento dental realizada em duas etapas: clareamento em consultório e clareamento caseiro supervisionado.

O clareamento dental é uma técnica segura e muito estudada. Porém, sua indicação e modo de utilização podem variar de paciente para paciente exigindo a supervisão do dentista. Apesar de altamente eficaz, os resultados do clareamento dependem em muito de características dos elementos dentais, de forma que é impossível predizer o quanto determinados dentes irão clarear. Buscamos sempre a satisfação do paciente, procurando alcançar a cor desejada para seu sorriso.

Dúvidas mais comuns:

Por que não é realizado o chamado “clareamento a laser”?

O clareamento dental com ativação por luz (seja ela laser, LED ou halógena) foi muito estudado por pesquisas nos últimos anos. A conclusão da grande maioria dos trabalhos foi de que a luz não acelera nem potencializa o clareamento. Ela apenas aumenta a desidratação (o que pode gerar uma impressão de dentes mais brancos imediatamente após a consulta, mas cujo efeito não dura por mais do que um a dois dias) e a sensibilidade dental.

Escutei que o clareamento causa muita sensibilidade. É verdade?

O principal efeito adverso do clareamento dental é a sensibilidade durante o tratamento. É, segundo a literatura científica, o principal motivo de desistência do tratamento.

Tal sensibilidade está relacionada com fatores predisponentes do paciente (dentes com trincas, com exposição da raiz, com desgastes do esmalte, em pacientes jovens, etc.) e com o uso de géis clareadores em alta concentração e por longos períodos de tempo.

Em nosso protocolo clareador, para minimizar os riscos de sensibilidade, utilizamos apenas uma sessão rápida de clareamento em consultório (com géis altamente concentrados) e continuamos o tratamento com o clareamento caseiro supervisionado com géis de baixa concentração e que contém em sua fórmula agentes dessensibilizantes.

Além disso indicamos o uso de dentifrícios que contém nitrato de potássio e fornecemos um gel dessensibilizante para uso nos raros casos em que ocorre algum incômodo.

Quanto tempo dura o efeito do clareamento? Vou precisar clarear de novo?

Estudos demonstram que um dente clareado continua significativamente mais claro do que o se “estado pré-clareamento” por muitos anos (há acompanhamentos clínicos de mais de 17 anos publicados na literatura). Porém, com o passar dos anos é comum que os dentes apresentem um pequeno escurecimento em relação à cor obtida após o clareamento.

Na nossa experiência clínica isso ocorre entre 3 a 5 anos após, de acordo com os hábitos do paciente (tabagismo, alimentos e bebidas com corantes, etc.). Mesmo com essa pequenas regressão dos resultados a maioria dos pacientes continua plenamente satisfeita e não requer qualquer tipo de tratamento adicional.

Para aqueles que desejam recuperar a tonalidade obtida imediatamente após o tratamento clareador há a possibilidade de realizar apenas um “retoque do clareamento” que é muito mais rápido do que o procedimento inicial.

Todos podem fazer o clareamento dentário?

Esse tratamento não é aconselhável para menores de 16 anos, gestantes, mulheres que estão amamentando ou ainda em pessoas que têm manchas nos dentes causadas pelo uso de tetraciclina, ou que sofrem de sensibilidade nos dentes.

Da mesma forma, o resultado não é efetivo em quem tem muitas restaurações (porque os agentes clareadores não funcionam sobre resina).

Se você respira pela boca, precisa procurar ajuda antes de iniciar o tratamento de clareamento! É que esse hábito faz com que a boca fique mais seca, provocando manchas.

Agendamento Simples e Fácil

Entre em contato

Entre em contato, fale com nossa atendente e tire suas dúvidas.

Agendamento

Escolha o melhor dia e horário para você, de acordo com nossa agenda.

Atendimento

Carinho, atenção e conhecimento, unidos para seu bem-estar.

Clique no botão abaixo e entre em contato agora!